responsabilidade coisas para saber antes de comprar



A responsabilidade extracontratual é a violação a uma norma legal, isto é, a lesão a um direito, isento qual entre este ofensor e a vítima exista uma relaçãeste jurídica anteriormente estabelecida(17).

Confira-se: "Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que pregar, se as vizinhos por ele responsáveis nãeste tiverem obrigaçãeste de fazê-lo ou nãeste dispuserem por meios suficientes.

É objetiva, quando for fundada pelo perigo, a ser irrelevante a conduta culposa ou dolosa do ofensor. Cá, basta o nexo causal entre a conduta do agente e o estrago experimentado pela vítima(18).

RESUMO: A responsabilidade civil Destes filhos em relaçãeste aos pais idosos é um tema polêmico. É certo que os filhos têm a obrigação do prestar assistência material aos pais idosos, quando os não tiverem recursos suficientes de modo a a subsistência.

Se um lago é contaminado utilizando mercúrio, por exemplo, nãeste unicamente suas águas ficam poluíDE; é atingida igualmente sua fauna e flora, natural tais como da população ribeirinha qual vive perto e utiliza a água de modo a beber e ESTES peixes desse lago para tua subsistência, tais como os fetos intraútero que por ventura possam existir.

Cavalieri acrescenta qual, "em razão Destes riscos excepcionais a que essas atividades submetem os membros da coletividade de modo geral, resulta para aqueles qual as exploram este dever de indenizar, independentemente da indagação do culpa"(22).

Na responsabilidade contratual, por sua própria vez, a incumbência do provar que não houve descumprimento das cláusulas contratuais é do agente causador do inadimplemento contratual.

O risco volante está ligado a consequência por uma atividade perigosa, de que podemos exemplificar: indústrias do explosivos, empresas produtoras de vigor elétrica, usinas nucleares, fábricas de venenos ou de que utilizam essas substâncias, etc.

Assim sendo, como corolário do tente aqui avanço da civilização e do dinamismo do Direito, pouco a pouco, a vida e a liberdade do devedor deixaram por responder pelos dfoibitos por ele contraídos.

Entendemos ser conveniente acionar este Estado somente quando ele for o responsável direto pelo estrago ou eventualmente pela falha na fiscalizaçãeste do determinada atividade.

Nesta ordem de ideias, CAIO MÁRIO DA SILVA PEREIRA já previa de que "este princípio da responsabilidade civil subjetiva subsistirá pelo direito brasileiro. O comportamento do agente continuará como fator etiológico da reparação do estrago, não obstante a provável aceitação paralela da doutrina do perigo.

Por dano ambiental entendemos ser toda e qualquer diminuiçãeste, degradaçãeste ou extinção do um recurso natural ou organismo vivo, ou a alteraçãeste em sua própria situação por equilíbrio conterraneo.

Marco Antonio Vilas Boas trata Destes pressupostos da obrigaçãeste do prestar alimentos da seguinte maneira: 1 - ESTES alimentos devem ser fixados na proporçãeste das necessidades do reclamante e Destes recursos da pessoa obrigada. 2 - Este direito a prestaçãeste de alimentos é recíproco entre pais e filhos e extensivo a todos ESTES ascendentes, recaindo a obrigação nos Muito mais próximos em grau, uns em falta Destes outros.

Apesar dos descobrir aqui esforços legislativos, a realidade mostra qual, nãeste raro, muitos pais idosos são abandonados pelos filhos, que lhes negam prestar assistência material e, especialmente, assistência imaterial (ou afetiva). Segundo Simone de Beauvoir, A dificuldade por encarar a própria velhice usando as AS SUAS limitações e angústias e, talvez, a mesma dificuldade do se pensar o futuro, por se ter consciência da passagem do tempo e da existência leva muitos preferirem pensar na morte dizendo "morrerei antes do ficar velho", porque não conseguem encarar esse fantasma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *